Projecto Resiliência Crescente – Colocar os SSFP (pequenos produtores de alimentos) no centro dos sistemas alimentares no Norte de Moçambique. Com as mulheres à frente

Duração: 2024 – 2028  

Objectivo: Reforçar o papel dos pequenos produtores de alimentos, dando especial atenção às mulheres (bem como aos jovens e pessoas com deficiência) para fortalecer os sistemas alimentares sustentáveis, promover a segurança alimentar, aumentar a auto-suficiência e a soberania alimentar no Norte de Moçambique.

Grupo Alvo: Homens, mulheres e Jovens, distritos de Meconta e Nampula.

Descrição do projecto: O Projecto estabeleceu uma teia de 10 nós de sistemas alimentares agroecológicos (AE) sustentáveis e resilientes ao clima em locais estratégicos ao longo dos distritos de Meconta e Nampula (Província de Nampula). A abordagem será dupla: aumentar a produtividade (intensificação da produção agroecológica) e aumentar o acesso aos mercados (desenvolvimento de cadeias de valor e mercados locais eficazes). Será dada especial atenção à redução das perdas e desperdícios alimentares, tanto na fase de produção como na fase de pós-produção. A inovação será buscada na forma como os produtores de alimentos e as cadeias de valor são organizados. A abordagem é baseada no registo comprovado de uma metodologia MaCaC (Metodologia de aprendizagem Camposes -a-Campones) baseada em direitos humanos de que coloca os camponeses no banco do motorista, garante directos à terra e aumenta o controlo de mulheres e jovens sobre activos produtivos, para tal a UPC-Nampula construiu sinergias com outros actores (OPHAVELA, CPAN, UGCAN E UPC-Zambenzia) para que cada um em sua componente passa assegurar a complementaridade.

Financiamento:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *